Por Brenda Divino.
A exposição Passagens por Paris – arte moderna na capital do século XIX, propõe fazer uma viagem a capital francesa entre 1866 e 1948 com 51 obras-primas dos mais importantes artistas do período: Manet, Degas, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Matisse, Renoir, Toulouse-Lautrec, Picasso, entre outros. A exposição dá aos visitantes a oportunidade de apreciar algumas das obras mais representativas desse período, traz o nascimento do moderno, com o abandono do academicismo dominante, e a chegada do contemporâneo, do abstrato.
O título da mostra inspira-se em uma citação de Walter Benjamin em seu ensaio Paris, capital do século XIX. Nele aparece a célebre menção às passagens, galerias comerciais levando de uma rua a outra, cheias de lojas atraentes, cenário singular da vida moderna, parte do mito da Cidade Luz. Os artistas aqui incluídos viveram, produziram, passaram por Paris, cidade criativa antes mesmo que o termo existisse. A força dessa arte em 1920 deu a expressão Escola de Paris que veio a designar, mal ou bem, a arte imediatamente anterior e aquela logo posterior feita nessa cidade.
A arte aqui mostrada não penetrou na parte obscura do período mais foi amplo o suficiente para mostrar o que Benjamin chamava de aura, a presença hoje, na obra, do que está distante de nós mas que, por sua força, permite à arte apoderar-se de nós, num convite a que cada um se entregue ao outro lado do medo que é a beleza.
O tempo já é dos objetos, a sociedade do consumo que se iniciara no final do século XIX começa a instalar-se para ficar.
Monticelli, Adolphe Joseph Thomas (1880 – 1884). Marinha Perto de Marselha (Aldeia Fantástica) Marine Near Marseille ( Village Fantastic). ” Em 1930 Walter Benjamin publicou um livro de contos onde narra como um pintor, talvez ele mesmo, passeia por Marselha no quente mês de julho e encontra pessoas sonolentas cuja melancolia na arte das ultimas décadas do século XIX.”
Quanto: R$ 15,00 inteira, meia entrada R$ 7,00 (Toda terça-feira a entrada no MASP é gratuita a todos os visitantes.)
Quando: Terças, Quartas, Sábados e Domingos das 10h às 18H (bilheteria aberta até 17h30)
Quinta-feira: das 10h às 20h ( bilheteria até 19h30).
Onde: MASP – Museo de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578, Bela Vista – Centro. 2º andar do MASP, Galeria Georges Wildenstein.
Até quando: Desde 07 de dezembro de 2013, sem previsão de encerramento.
Links relacionados: http://www.masp.art.br