Por Isabelle Amarger
A exposição, Transarquitetônica, instalada no anexo original do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, e uma interpretação artística que incorpora pintura e arquitectura. O criador,o Henrique Oliveira, teve o desafio de ocupar os 1600 m² do anexo moderno do MAC.
O curador, Tadeu Chiarelli, ficou supreendido pelo resultado do Oliveira. Ele não esperava uma instalação tão rica e VIVA como essa… E concordo plenamente com as afirmações dele. A obra tem, como proposta, a intenção de comentar/visualizar ” a história da arquitetura, do racionalismo das últimas décadas aos abrigos e cavernas do passado”. A obra uníca complementa a propria arquitectura do anexo moderno do museu. O espaço grande faz parte do prédio principal e a instalação enorme esta no piso de baixo. Da mezanina, se ve a obra inteira, e esse visual tambem faz parte da experiência. A instalação tem 5 ‘fases’. De cima, podemos claramente ver a parte externa dos estilos diferentes do labirinto.
Essa exposição atinge vários sentidos e se destaca com a interação que o observador tem com a unica grande obra. Quando entrei, fui supreendida. Comecei na fase mais moderna, e passamos para as ‘épocas’ e estilos cada vez mais antigos e simples.
As partes que achei mais bonitas foram a segunda e a terceira fase. Os dois utilizam tijolos… AMO! Elas são uma mistura muito legal e descolada entre o simples e o complexo. Nessas fases, tambem vemos um aspecto bem artistico. A ultima fase foi a mais interativa com o seu aspecto de labirinto e de um unico material… madeira. Achei muito interessante, pois nunca tinha entrado numa estrutura tão simples e inteira de madeira assim!
Contudo, amei essa exposicao. A ideia pode ser considerado bem simples, mas o Henrique Oliveira conseguiu realizar a visão de uma maneira INCRIVEL. Ao entrar na instalação, senti completamente absorvida pela visão. É fácil esquecer que você estar dentro de um museu moderno!
- vista da mez
- eu
- uma saida!
- fase1
- fase2
- fase3
- fase4
- fase5
- selfie!
-Entrada gratuita
-Terça das 10 às 21h, Quarta a domingo, 10 às 18 horas, Segundas: fechado
-Museu de Arte Contemporânea da USP (Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera | São Paulo – SP)
– Até 30/11/2014
http://www.mac.usp.br/mac/
http://www.mac.usp.br/mac/EXPOSIÇOES/2014/henriqueoliveira/galeria.htm
CurtirCurtir