O Triunfo do Detalhe e depois, nada

Por: Luiz Guilherme Lins

IMG_3115

Em uma das áreas do Museu de Arte de São Paulo (MASP) está havendo uma exposição de obras de diversos artistas, sendo esta composta pelo próprio acervo de artes do museu, não tendo consequentemente uma data de término. Como o nome nos indica, o principal aspecto analisado nessa exposição é o desenvolvimento das artes juntamente à influência do detalhe nestas.

Primeiramente, da Antiguidade à segunda metade do século XIX, o valor e admiração à arte era atribuído de acordo com a perfeição e com o quanto tal arte se aproximava da realidade, características constituídas por meio da utilização de detalhes.

IMG_3125IMG_3126IMG_3137

A partir de meados do século XIX, o mundo começava a perder suas linhas e contornos estáveis e com isso se dissolvia a imagem do mundo e o próprio detalhe.

IMG_3121 IMG_3123

No início do século XX, o caminho central para a arte não era mais feito com foco nos detalhes. Com o abstracionismo geométrico e o informal, a proposta do Impressionismo é magnificada; e, com o conceitualismo, a obra mostra-se como todo sem detalhes, sem partes.

IMG_3131 IMG_3133

Ao passo em que eu observava as obras, organizadas e distribuídas a partir de seu contexto histórico, ia relembrando das aulas de Análise da Imagem e de História da Arte que tivemos nos semestres anteriores, e tudo aquilo que nos foi ensinado sobre essa longa evolução artística.

Gostei muito dessa exposição, principalmente por ir aos poucos rememorando e relacionando tudo aquilo que aprendi. Quando acabei de ver todas as artes, percebi que tinham obras que eu havia gostado mais do que outras, porém percebi também que não havia como eu avaliá-las ou chegar à uma conclusão quanto a qualidade ou importância delas.

Contudo, notei que estava sendo de certa forma imparcial e questionador em relação às artes, chegando à salutar dúvida gerada pela auto-crítica: “O que é arte?”

Local: Museu de Arte de São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 1578, São Paulo – SP, 01310-200

Período de exposição: Permanente

Horários de acesso: De terça a domingo, das 10:00 às 18:00

Entrada: Gratuita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s