Por Nelson Neto
A exposição o Agora, o Antes: uma síntese do acervo do MAC USP apresenta uma revisão crítica dos gêneros tradicionais da arte (alegoria, retrato, paisagem e natureza-morta) e toma como partido a convivência em um mesmo espaço de objetos ou registros de ações originados em tempos e lugares distintos. Entre as 85 obras da mostra estão grandes nomes do acervo como Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, Henri Matisse, Giorgio De Chirico e Anita Malfatti.
Grandes obras, de artistas renomados, quandos juntas em um mesmo ambiente, independente de seus gêneros ou oque representam, criam uma atmosfera prazerosa e inspiradora. Diante de quadros conhecidos e adorados por sua estética, como, por exemplo, “A Negra” de Tarsila do Amaral (imagem á esquerda), ficamos estasiados. São formas, cores, tons, luzes, dimensões, enfim. Uma variedade de aspectos explorados pelo artista à serem observados com bastante atenção.
Todas as obras desta exposição, sendo elas propriedade do MAC USP, foram pensadamento expostas no sétimo andar do prédio, ocupando todo o espaço e levando seu visitante a um tour por tudo aquilo que conhecemos por “esteticismo”. A variedade de tipos de arte é grande. São telas, esculturas, objetos, cenários e uma série de outros itens a disposição.
No âmbito das pinturas, a exposição é rica e diversificada, apresentando telas feitas com os mais variados materiais. Além disso, o visitante viaja por uma imensidão de texturizações. Durante a visita, é indispensável que se disponha um tempo especial de observação para algumas obras, como: “Cristo”, de Alfredo Volpi; “Figuras sobre uma Escultura”, de Joaquín Torres García; “Catedral”, de René Portocarreto; “Figuras”, de Pablo Picasso. Indispensa-se também que o visitante deixe de comparar duas visões distintas sobre a temática da natureza-morta, sendo possível a comparação entre as obras, de mesmo nome, de Henri Matisse e Georges Braque (imagens á direita).
Algumas esculturas complementam o ambiente da exposição, abrangendo a questão das formas. Um giro de 360º em torno das esculturas é aconselhado para que se possa explorar a peça por completo, observando-a. Existem peças em tamanho pequeno e peças em tamanho grande, assim sendo possível que o visitante evidencie a mão-de-obra do artista em trabalhos distintos. Destaque para algumas peças como: “Graça II”, de Victor Brecheret (imagem á esquerda); “O Brasileiro”, de Ernesto de Fiori”; “Formas Únicas da Continuidade no Espaço”, de Umberto Boccioni; “A Floresta”, de Germanie Richier.
Um dos locais mais bacanas da exposição é a série “Documents”, de Thiago Honório (imagem á direita). Uma grande mesa, ao centro de um conjunto, onde estão expostas vários objetos cortantes de séculos passados. São peças das mais variadas épocas (variam dos séculos XVIII ao XXI), que apresentam as mais diferentes formas e utilidades. São objetos recolhidos em mercados, feiras e vendas de garagens em Paris. Atenção visitante! Antes de sair observando cada objeto , não deixe de pegar um folheto explicativo que descreve cada objeto, logo ao lado da mesa.
Outra obra muito interessante em exposição (a que chamava mais a atenção!) é a “Estrutura Dissipativa/Balanço”, de Rommulo Vieira Conceição (imagem á esquerda). Trata-se de uma peça que se assemelha muito a um ambiente de casa. Em um só objeto, estão: Uma escada, uma mesa com gavetas, uma janela, uma parede de tijolos e um balanço. A obra chama a atenção não só por toda a sua estética em formas e montagem, mas também pelo uso de cores alegres e vivas.
Tadeu Chiarelli, diretor do MAC USP e curador da mostra, permitiu que elaboremos uma ampla visão, íntima e pessoal, sobre a estética e o quão importante é o uso de formas, cores, tons, luzes e tudo mais, na composição de uma obra. Outro ponto abordado pela exposição está quanto á consideração, por parte de cada autor, daquilo que lhe é tido como “arte”. Não deixem de conferir esta super exposição!
Quanto: Entrada grátis
Quando:
– Terça (Das 10h ás 21h)
– Quarta a Domingo (Das 10h ás 18h)
Onde: MAC-USP Ibirapuera (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo)
Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – São Paulo/SP
Até quando: 30/12/2014
Links relacionados:
– http://www.mac.usp.br/mac/
– http://www.mac.usp.br/mac/EXPOSI%C7OES/2013/agora_antes/home.htm
Vídeo da exposição (gravado e editado pelo aluno)
Imagens aleatórias da Exposição (clique para ampliar)
Obras e outras informações (clique para ampliar)
*Rommulo Vieira Conceição – Estrutura Dissipativa/Balanço, 2012